Durante as férias, tudo ocorreu sem anormalidades, nos conformes, como costumamos dizer. No meu aniversário, não houve festa, o que é de costume, apenas um bolo na casa dos meus pais, saboreamos. Por outro lado, desde quando comecei a frequentar as redes sociais, publico, a partir dos meus 50 anos, uma poesia, uma trova, coisa do gênero, para festejar a data.
Quanto a escrever algo, registrar o momento, faço isso desde os meus vinte anos de idade, desde que “vintei”. E dentre os textos redigidos antes das redes sociais, tenho por um deles uma predileção especial. É uma crônica que hoje está neste blog, intitulada “O verbo que se fez carne, que se fez verbo”, de 1997 (vide Referências), quando passei a conjugar o verbo quarentar, isto é, quando fiz 40 anos.
Forante isso, como dizemos no linguajar santa-mariense, nada mais do que ficar alegre ao receber as felicitações, sempre muito carinhosas. As férias, por outro lado, passaram rápido, começava o mês de novembro daquele ano de 2017, e eu voltei a Salvador já pensando desfrutar do meu primeiro passe livre no Metrô Estação Rodoviária, devidos aos maiores de 60 anos, dentre os quais eu me incluía.
Cheguei cedo no terminal, por volta das sete horas da manhã, e me dirigi alegremente para o Metrô com apenas duas mochilas, se me recordo bem. Ao adentrar as instalações daquela estação metropolitana, fui recepcionado por um inoportuno e indigesto aviso com mais ou menos os seguintes dizeres: “Conforme Decreto de nº. 17.965, de 6/10/2017, do Governo do Estado da Bahia, a partir de 16/10/2017, segunda-feira, somente idosos acima de 65 anos terão acesso livre ao metrô. Salvador, 11/10/2017”.
Estarrecido diante daquele insosso e indesejável cartaz, o que me restou foi pagar minha passagem e esperar pelos meus 65 anos. Vale registrar que a primeira linha do Metrô foi inaugurada oficialmente em 11/6/2014, depois de 14 anos em obra. Passou por um período de gratuidade geral, logo em seguida, para alguns segmentos, dentre eles, idosos a partir de 60 anos, no qual eu iria me incluir. Quanto aos ônibus urbanos, os maiores de 65 anos já desfrutavam do passe livre.
Finalmente, após aparentes cinco longos anos, chegou outubro de 2022, quando completei os tão esperados 65 anos. Fiz, como em anos anteriores, uma trova comemorativa, publicada em minhas redes sociais. Assim, também, como naquele outubro de 2017, eu não estava em Salvador. Desta vez, fui comemorar meu natalício em Laguna (SC), cidade da “Heroína dos dois mundos” (Brasil e Itália), Anita Garibaldi e do Marco do Tratado de Tordesilhas, com minha filha Lara Novais e meu genro Thiago Palácio, onde eles moram.
Marco do Tratado de Tordesilhas e monumento de Anita Garibaldi. Laguna (SC), 2022 |
Lara Novais, Novais Neto e Thiago Palácio. Laguna (SC), 24/10/2022. |
Durante a semana, ao pegar um ônibus, apresentei no validador meu smart card de vale transporte especial, por ser agente de trânsito, e o aparelho recusou, emitindo a seguinte mensagem: “cartão inválido”. Nada entendi e pedi explicação ao cobrador daquele coletivo, de apelido Vando, que educadamente me informou que o beneficiário ao completar 65 anos, o cartão torna-se inválido, automaticamente, e a cédula de identidade é que passa a valer.
Ainda na mesma semana, fui à Estação Brotas, do Metrô, e expliquei ao rapaz de prenome Juarez, que estava a liberar o acesso que, como seria minha primeira gratuidade naquela modalidade de transporte, gostaria de registrar em foto, no que fui gentilmente atendido. Antes, porém, de chegar àquela estação, fiquei a amiudar pensamentos mil: “e se esses caras resolveram aumentar a idade para 75 anos, numa espécie de ‘gratuidade compulsória’, como acontece com aposentadoria de servidor público aos 75 anos, vai ser o decepção total”. Mas não foi. Tudo desta vez ocorreu exatamente conforme planejado. Felizmente, iniciei o desfrute do passe livre metropolitano.
Cobrador Vando e Novais Neto. Foto: Novais Neto, 2022. |
Novais Neto e Agente Juarez. Foto: Novais Neto, 2022. |
COM INTEGRAÇÃO, idosos com menos de 65 anos perdem acesso gratuito ao metrô de Salvador. Disponível em: <https://g1.globo.com/bahia/noticia/com-integracao-idosos-com-menos-de-65-anos-perdem-acesso-gratuito-ao-metro-de-salvador.ghtml>. Acesso em: 9 dez. 2022.
DECRETO Nº 17.965 DE 06 DE OUTUBRO DE 2017. Disponível em: <Legislação | CCR Metrô Bahia (ccrmetrobahia.com.br)>. Acesso em: 9 dez. 2022.
NOVAIS NETO. O verbo que se fez carne, que se fez verbo. Disponível em: <https://www.novaisneto.com/2019/10/o-verbo-que-se-fez-carne-que-se-fez.html>. Acesso em: 9 dez. 2022.
Redes sociais do autor:
https://www.novaisneto.com/
https://www.facebook.com/novaisnetto
https://www.instagram.com/novaisnetopoeta/
https://www.youtube.com/@novaisneto698/videos
Redes sociais do autor:
https://www.novaisneto.com/
https://www.facebook.com/novaisnetto
https://www.instagram.com/novaisnetopoeta/
https://www.youtube.com/@novaisneto698/videos
E-mail: novaisnetto@gmail.com
Parabéns Novais Neto Deus te conceda as muitas outras dezenas desejadas, as viva com essa ternura e felicidade de sempre!
ResponderExcluirRapaz. Mesmo caso da aposentadoria né. Emcompridou, foi para a frente... Rsss...
ResponderExcluirParabéns meu poeta! O quê mais será concedido ou restringido com as dezenas da vida vivida?
ResponderExcluirPerfeita sua descrição, salve os satamarienses cultos que fazem histórias. Parabéns! Que Deus lhe conceda setentar e a cada verbo de década em década você escreva um artigo mais lindo!Rogo a Sta. Virgem da Vitória que eu possa ainda permanecer aqui, para fazer a leitura dos seus contos. Abraços.
ResponderExcluirShow de bola sua explanação, vc é um colega nota 1000
ResponderExcluirViva intensamente!!!
ResponderExcluirGrande Novais Neto!! Parabéns pelos seus sexagenários + 5 de muita poesia e causos pra nos contar e fazer desfrutar de suas itinerâncias Bahia afora! Meu irmão também chegou aos 60 com essa expectativa e passou a usufruir do que lhe direito! Viva Santa Maria da Vitória, Viva a Poesia!
ResponderExcluirParabéns jovem e grande poeta, cronista e trovador , Novais, do verbo divino, que se fez carne, que se fez verbo, a ecoar por toda uma eternidade, possa perpassar as dezenas de décadas vindouras, a produzir e enriquecer tantos quantos, tenham a oportunidade de conhecer os seus escritos , cheios de sabedoria e que retratam o cotidiano de muitos na sua simplicidade e grande visão crítica.
ResponderExcluirParabéns Novais, Deus te conceda muitos anos de vida, saúde, paz e felicidade.
ResponderExcluirPra me prender em um leitura, só vc garoto.
ResponderExcluirGosto muito, parabéns!
Parabéns poeta, felicidades!
ResponderExcluir🤗
Parabéns muchacho!!
ResponderExcluirQue nosso Deus te ilumine sempre para que desfrutemos sempre dos seus causos maravilhosos!!
Muito legal Novais, vc sempre com grandes ideias pra escrever,Parabéns
ResponderExcluirBom demais! Que venha outros anos, acompanhados de boas crônicas. Ainda bem que no final ou no início deu tudo certo. Aproveite para gozar o transporte, agora, "público" como um direito. Mas não deixe de escrever!
ResponderExcluirParabéns, meu amigo Novais. Você sempre nos envolvendo nas suas estórias. Abraço
ResponderExcluir👏👏👏Saúde paz...felicidades..nas suas brilhantes conquistas cada dia da sua vida ....vida longa ....longa vida!....
ResponderExcluirFigura Novais ....é 1 Figuraço...viu..."eu Nonato Capinan" te desejo +conquistas sempre!
ResponderExcluirRapaz eu dei cada risada aqui lendo essa história ..parabéns Novais DEUS abençoe sempre .aprecie cada linha que você escreveu ,muita saúde e paź meu irmão ..grande figura..
ResponderExcluirPior se eles dissese que agora só com acompanhante. Kķkk espero que nao mude nada.
ResponderExcluirValeu amigo seus "Causos" são sempre muito interessante de ler. Parabéns.